De que espírito sois?  Lc 9.51-56

Esse texto é dramático se levado a sério, pois denuncia o fato de que apesar dos discípulos estarem seguindo, se relacionando e querendo agradar a Jesus, estão na verdade indo de contra ele e seu ministério, pois estão andando num espírito que não é o dele.  Você pode responder essa pergunta do cristo de forma que sua resposta realmente seja uma referência não apenas do seu querer, mas reflexo da sua prática? De que espírito sois?

O espírito não é simplesmente uma parte do ser humano, mas trata-se de uma expressão de sua totalidade, o oposto do espírito não é o corpo como diz no censo comum, o oposto do espírito é a morte.

Portanto, para a fé cristã a espiritualidade jamais aliena as pessoas, pelo contrário, nos faz dinâmicos, nos leva a uma relação mais profunda com a vida, com as outras pessoas, com a natureza, produzindo a necessidade de nos solidarizarmos com os outros, a estarmos juntos a nossos irmãos e irmãs, a amarmos a criação de Deus. Há também uma dimensão interior que, reitero, não aliena, mas nos faz dialogar com Deus, pois, a espiritualidade torna os dois lados unidos e vibrantes tornando a pessoa cada vez mais unida ao Senhor, e ainda ao mundo que a cerca, produzindo uma integração infinita do mundo em que ela vive, com o sagrado que ela tem dentro de si. Entende-se então que uma pessoa espiritual não é simplesmente aquela que ora muito, ou a que não sai por nada da igreja, ou aquela que constantemente ler a bíblia, ou a que se envolve com questões sociais, na militância política, questões de ecologia, trato com os mais pobres; mais sim, a pessoa que sabe integrar todas as formas de fazer seja o que for, em nome de Deus. Espiritualidade é ter a consciência de que tudo é feito por Ele, Nele e para Ele. Sendo assim, perguntar pela espiritualidade é perguntar pela maneira que devemos exercer a nossa vida espiritual. Para fé cristã, Jesus é o nosso modelo de espiritualidade, portanto, perguntar pela espiritualidade é perguntar como devemos agir para andar segundo o espírito do cristo.

A crise que passam muitas igrejas, a apatia de seus membros, apontam para a perda dessa dimensão de espiritualidade. Os cristãos estão envolvidos e se preocupando com uma espiritualidade egocêntrica e privatizada. Muitos se voltam para a divindade apenas por interesses egoístas e toda ação no fundo é uma barganha. Outros estão investindo apenas com o crescimento de dentro para dentro. Há ainda grupos que crescem espantosamente, mas em muitos deles faltam uma experiência religiosa verdadeira, basta o final de suas celebrações e volta à velha apatia, a vida volta ao normal, Deus é esquecido, ou o que é pior, ele se torna apenas um amuleto, um deus a serviço dos interesses egoístas. Esses são os frutos percebidos; sinal de uma Espiritualidade equivocada como a da teologia da prosperidade, ou outras tantas ainda piores, que tornam as pessoas escravas de si mesma e de seu sucesso.

A espiritualidade cristã é missionária. Pois a igreja tem uma chamada missionária. Ela nasce da confissão de que Jesus é o Cristo, é ratificada na páscoa com a ressurreição do Senhor, e explode, ganha vida, se torna alma vivente na pentecoste com o cumprimento da promessa; o derramar do Espírito Santo e a recepção do poder do alto a fim de ser testemunha. A igreja nasce para missão. Ela recebe a grande comissão de fazer discípulos, ela é chamada a ser testemunha. Chamada a um estado de renovação de entendimento constante, a fim de não se conformar com este mundo. O caminho da igreja no espírito do cristo reflete num estilo de vida que expressa amor a Deus e ao próximo. “Pois, Deus estava em cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens suas faltas e nos deu o ministério da reconciliação.” (1º Cor 5:19).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s